29 setembro, 2011

Estágio em Registros e Informações em Saúde


Durante essas últimas semanas contamos com a colaboração da estagiária do curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde Tânia, ela aluna da Escola de Enfermagem de Natal (EEN-UFRN). A mesma estava cursando a disciplina de Práticas Integradas do Processo de Trabalho de um Serviço de Registro e Informação. Além do NHVE/HUAB, ela vivenciou a rotina da CCIH, SAME, Estatística e Faturamento. Com a preceptoria das colaboradoras Raissa, Bagda, Danielle, Mirella e apoio de todos os setores do HUAB, principalmente da Direção Geral e Acadêmica.


Outra importante parceira foi a bolsista do setor, a estudante do curso de Fisioterapia da FACISA-UFRN, Sayonara. No TCC da aluna Tânia será abordado um tema de relevância para qualquer instituição de saúde, o resultado obtido nas ações de higienização das mãos na perspectiva da segurança do paciente e contará com a orientação do sanitarista Wilton Medeiros. Boa sorte Tânia e sucesso na sua vida profissional que já se avizinha.

14 setembro, 2011

Higienização das mãos e Segurança do Paciente no HUAB




Nesta quarta-feira (14/09/2011) a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário Ana Bezerra e Projeto Segurança do Paciente nos HUs da UFRN, promoveram em parceria, um dia dedicado a discutir a “Segurança do Paciente na Assistência à Saúde”.
O evento contou com a participação do Médico Infectologista Cláudio Orestes, que debateu com estudantes da graduação, pós-graduação em estágio e funcionários o tema. Logo após, as ações que visam promover uma cultura de segurança do paciente naquela instituição foram apresentação pelo presidente da CCIH o sanitarista Wilton Medeiros.
Paralelamente foi apresentada na recepção do hospital, uma mesa demonstrativa sobre higienização das mãos, onde os funcionários e pacientes puderam com o uso de uma câmara escura e álcool gel fosforescente, testar se a utilização do produto tinha sido feita de forma correta. A ação foi executada com a colaboração da estudante Tânia Maria do curso Técnico em Registros e Informações em Saúde, da Escola de Enfermagem de Natal. Também foi exposto banners sobre os temas e de experiências bem sucedidas feitas pela comissão nos últimos anos.
Durante o evento mais de 70 pessoas participaram da dinâmica e tiveram orientações acerca da maneira correta de utilizar essa estratégia, que se constitui em uma das atuais prioridades da OMS em relação à Educação Permanente dos profissionais de saúde, pois a mesma apesar de uma ação simples possui grande efetividade no controle das infecções relacionadas à assistência em saúde.