19 janeiro, 2015

Oficina "Fortalecendo a Administração Segura de Medicamentos"

     O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) em parceria com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas e a Divisão de Enfermagem promoveram na última sexta-feira(16/01/2015) a Oficina "Fortalecendo a Administração Segura de Medicamentos" cujo o objetivo foi sensibilizar e fortalecer a segurança na administração de medicamentos no HUAB. O evento teve como público-alvo os profissionais técnicos em Enfermagem e ocorreu nos horários matutino e vespertino.
     O modelo de ensino utilizado foi a Pedagogia da Problematização como o intuito de promover uma educação libertadora. O diálogo foi valorizado em todos os momentos da oficina buscando desmistificar a realidade e estimular a transformação social através de uma prática conscientizadora e crítica. Para a análise e reflexão do processo de administração de medicamento, formou-se subgrupos dos participantes. Cartazes foram elaborados com a identificação de problemas e sugestão de soluções. 
      A busca pela qualidade de excelência envolvendo o sistema de medicação é uma das metas internacionais para a Segurança do Paciente e exigência legal estabelecida pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (ANVISA) na Resolução da Diretoria Colegiada nº 63 (RDC 63) de 25 de novembro de 2011.












08 janeiro, 2015

Participantes eleitos da CIPA assitem aula sobre "Riscos Biológicos".


           No dia 06 de Janeiro de 2015, no laboratório do HUAB, os participantes elegidos para fazer parte da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), assistiram a aula ministrada pela Bióloga do HUAB, Viviane Araújo da Silva, a qual faz parte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.  Os chamados "cipeiros"  poderam entender sobre os riscos biológicos existentes dentro do ambiente hospitalar, sobre quais as principais doenças associadas a esses riscos (Ex: Hepatite B, Hepatite C, AIDS, tuberculose e varicela), as principais vias de contaminação biológica e as medidas que devem ser tomadas para minimizar os riscos aos profissionais.