13 maio, 2016

Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares

O dia 12 de maio é lembrado nos serviços de saúde como Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares. Nessa perspectiva, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH-HUAB) promoveu nesse dia exposições dialogadas sobre temas diversos que abordavam a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS).
Na oportunidade, foram apresentados à comunidade do HUAB alguns protocolos elaborados pelos membros consultores e executores dessa comissão. Durante a abertura o sanitarista Dr. Wilton Medeiros, Presidente da CCIH e chefe do Setor de Vigilância em Saúde, abordou o cenário atual do programa local de prevenção de IRAS e perspectivas de avanços.
Logo após a Dra.Vanessa Melo, Médica Infectologista  do HUAB, explanou sobre "Infecções associadas às cesarianas" e apresentou o protocolo de prevenção de infecção nesse procedimento, que abarca o uso de antimicrobiano profilático. Nesse instante, foi destacado que as mais atuais evidências cientificas serviram de base para o documento e serão trabalhadas para nortearem as práticas na instituição.


Em seguida, a Microbiologista da CCIH, Ana Cristina, debateu sobre “Microbiologia e as Infecções: protocolos de hemocultura e secreções". Um momento muito rico de elucidação de dúvidas e contribuições da equipe assistencial, onde a prática multiprofissional foi debatida na busca de uma melhor qualidade do atendimento. O documento contou na elaboração com a participação do consultor externo da CCIH, o microbiologista Jesaias Rodrigues.



As discussões finais foram conduzidas pelo Farmacêutico do HUAB, Caio Cid, que abordou o tema: "Antibióticos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde". Nesse momento foram também apresentados os impressos do Controle do uso de antimicrobianos e da assessoria da Infectologia para uso de antimicrobianos, serviço recentemente implantado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário