13 maio, 2016

O HUAB se mobiliza para o Dia Mundial da Higienização das Mãos

O dia 05 de maio é marcado no calendário das instituições de saúde como o Dia Mundial da Higienização das Mãos. O Setor de Vigilância em Saúde (SVS-HUAB) nesse dia mobilizou seus colaboradores, na missão de promover a higiene das mãos na instituição. Esse ato simples e efetivo tem como intuito “prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde”.
Embora, as ações na instituição não se limitaram aos setores assistenciais, mas também abarcaram os setores administrativos. Considerando que estamos vivenciando recorrentes surtos e epidemias de novas doenças infecciosas, daquelas denominadas de emergentes e também de algumas antes controladas, que reemergem na população.A ação teve como objetivo sensibilizar sobre a importância do uso de álcool gel na higienização das mãos e na prevenção de IRAS e outras doenças infecciosas. Teve como público-alvo a equipe assistencial, estudantes e equipe administrativa. No final do dia perto de 60 multiplicadores tinham sido formados.



A fim de demonstrar aos profissionais a eficácia da higiene de mãos, a Bióloga Viviane Araujo realizou um experimento como demonstração. Foi realizado a técnica de digitopressao em placas de Petri contendo ágar sangue em 3 momentos: antes de higienizar as mãos, após higienizar com água e sabão e após higienizar as mãos sujas com álcool em gel. Os resultados são claramente observados nas fotos abaixo.
No momento foram apresentadas aos participantes placas das mãos não higienizadas observa-se grande crescimento de bactérias e fungos. Após a higienização com agua e sabão observa se uma redução significativa das UFC (unidade formadora de colônias). E, após higienizar com álcool em gel observa-se que houve uma redução de quase 100% da carga microbiana comprovando assim a efetividade e a importância de higienizar as mãos para evitar a transmissão cruzada de microrganismos.

Placa 1-Mãos sem higienização

Placa 2-Mãos sujas higienizadas com Água e Sabão


Placa 3-Mãos sujas higienizadas com uso de álcool gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário