03 dezembro, 2015

Oficina sobre combate a princípio de incêndio

     O Setor de Saúde Ocupacional e do Trabalhador (SSOST) promoveu a Oficina sobre combate a princípio de incêndio em  17/11/2015. A mesma contou com orientações sobre esse tipo de incidente, com intuito dos colaboradores atuarem em uma situação de emergência dentro do HUAB, fator de extrema importância para a preservação da vida e dos bens da instituição. 
     Seja diante de um princípio de um incêndio ou no atendimento a estas pessoas, receber um treinamento especifico e saber o que fazer até a chegada do socorro especializado, é imprescindível para evitar futuras tragédias.
     Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver pessoas treinadas e capacitadas para operá-lo. Pessoas que, com conhecimento de prevenção e combate a incêndio, com capacitação para situações imprevistas e de emergência, com controle emocional e ainda com conhecimento de técnicas de primeiros socorros, serão decisivas em situações críticas salvando empresas de sucumbirem diante do fogo e evitando que vidas sejam perdidas.





02 dezembro, 2015

Implantação do Protocolo de Acidente de Trabalho e Biológico



Ação: Construção e implementação do protocolo de acidente de trabalho e biológico
Data: 26/11/2015 e 01/12/15
Horário: 08 da manhã às 16 da tarde
Parcerias na ação: Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (SSOST), SCIH, e comissão de biossegurança, núcleo de segurança do paciente.
Facilitadores: enfermeira: Aline Rêgo, Rita Berenice, João M. Mendes, Bióloga: Viviane Araújo
Local: SSOST e auditório






Contextualização e descrição da ação:
Considerando a necessidade de estabelecer o protocolo de atendimento de acidente de trabalho e biológico, nos diferentes níveis de cuidado, os setores responsáveis, iniciou a construção do protocolo no dia 26/11/15, para implementação no dia 01/12/15, com intuito de permiti diagnóstico, condutas, medidas preventivas e notificação da exposição à material biológico e acidente de trabalho, prioritariamente na transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), do vírus da Hepatite B (HBV) e do vírus da Hepatite C (HCV), orientando o fluxo de atendimento e acompanhamento.

Implantação da edição piloto da Lista de Verificação do Parto Seguro



Ação: Implantação da edição piloto da Lista de Verificação do Parto Seguro
Data: 01/12/2015

Horário: 08 às 10 da manhã e 14 ás 16 da tarde
Parcerias na ação: Departamento de Saúde Coletiva, Divisão de Enfermagem - HUAB, Unidade de Desenvolvimento de Pessoas - HUAB e Unidade de Atenção à Saúde da Mulher- HUAB.




Facilitador: Dr. Wilton R. Medeiros, Enf. João Mendes, Enfª Carla Cilene
Local: Auditório do HUAB

Contextualização:
O Setor de Vigilância em Saúde, conjuntamente com Departamento de Saúde Coletiva e Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, iniciou a implantação da edição piloto, da lista de verificação de parto seguro, com intuito de criar barreiras de proteção a atenção ao parto e seus procedimentos.

Descrição:

Apresentar às equipes a edição piloto da Lista de Verificação do Parto Seguro. A ser aplicada nos setores de admissão, pré -parto, parto, puerpério (PPP) e alojamento conjunto, em vários tempos, indo da admissão até a alta, com orientação a puérpera e filho. Fomentando a segurança do processo de parto seguro e da comunicação interpessoal da equipe.
Cuidados simples como a checagem dos dados do paciente, informações clínicas da pessoa e do órgão, disponibilidade e bom funcionamento de todos os materiais e equipamentos podem fazer a diferença entre sucesso e fracasso de um procedimento. Essas simples conferências podem prevenir complicações para o paciente, o que diminui a possibilidade de eventos adversos.

27 novembro, 2015

Palestra sobre Microcefalia e Fluxo de Notificações de Microcefalias e Malformações

No dia 26/11/15 das 10 ás 12 da manha, o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (SSOST), Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, realizou uma Palestra sobre Microcefalia e Fluxo de Notificações de Microcefalias e Malformações, com os facilitadores: Dr. Cláudio Orestes (Aspectos clínicos da Microcefalia) e Sanitarista Wilton R. Medeiros (Vigilância Epidemiológica das Microcefalias e Malformações Congênitas), realizado no Auditório do HUAB, com 60 participantes.

 O tema abordado é de grande relevância para os profissionais, devido ao surto epidemiológico e as duvidas sobre o manejo da doença.

A  ação abordou o quadro epidemiológico atual, de aumento de casos de Microcefalia em todo o Nordeste e na instituição, o Setor de Vigilância em Saúde convocou os colaboradores de todos os setores do HUAB para participarem da discussão sobre a Microcefalia e demais Malformações Congênitas. Além dos aspectos clínicos, na oportunidade foi abordado o fluxo dessas notificações em âmbito nacional (Microcefalia) e estadual (malformações congênitas) além do uso do aplicativo VIGIHOSP na monitorização dos casos suspeitos. Ademais, foi destacada a necessidade do completo preenchimento da Declaração de Nascido Vivo e campos que relatam a presença e tipo da malformação encontrada.