27 novembro, 2015

Palestra sobre Microcefalia e Fluxo de Notificações de Microcefalias e Malformações

No dia 26/11/15 das 10 ás 12 da manha, o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (SSOST), Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, realizou uma Palestra sobre Microcefalia e Fluxo de Notificações de Microcefalias e Malformações, com os facilitadores: Dr. Cláudio Orestes (Aspectos clínicos da Microcefalia) e Sanitarista Wilton R. Medeiros (Vigilância Epidemiológica das Microcefalias e Malformações Congênitas), realizado no Auditório do HUAB, com 60 participantes.

 O tema abordado é de grande relevância para os profissionais, devido ao surto epidemiológico e as duvidas sobre o manejo da doença.

A  ação abordou o quadro epidemiológico atual, de aumento de casos de Microcefalia em todo o Nordeste e na instituição, o Setor de Vigilância em Saúde convocou os colaboradores de todos os setores do HUAB para participarem da discussão sobre a Microcefalia e demais Malformações Congênitas. Além dos aspectos clínicos, na oportunidade foi abordado o fluxo dessas notificações em âmbito nacional (Microcefalia) e estadual (malformações congênitas) além do uso do aplicativo VIGIHOSP na monitorização dos casos suspeitos. Ademais, foi destacada a necessidade do completo preenchimento da Declaração de Nascido Vivo e campos que relatam a presença e tipo da malformação encontrada.







Um comentário: